Designer de Interiores, o que é?

A pergunta que não quer calar: 0 que é um Designer de Interiores e o que ele realmente faz. Bora saber!

O que é?

Muitos tratam o designer de Interiores como decorador. Não que o termo esteja errado, mas não representa o que de fato é a profissão.

O termo “Design de Interiores” é relativamente novo no Brasil. Foi oficializado no final da década 90, quando o MEC lançou os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – Área de Design.
Até essa época a área era conhecida como Decoração, Arquitetura de Interiores ou simplesmente Design.

Em 1999, o Ministério da Cultura, reimplantou o curso de Nível Técnico em Design de Interiores, com a colaboração da Associação Brasileira de Designers de Interiores e das principais escolas de design do país que ajudaram a formatar as Bases Curriculares.

Hoje, o Designer de Interiores tem uma abrangência maior do que o Decorador tinha no passado, pois desenvolve e executa projetos voltados para áreas internas de residências, comércios, indústrias, entre outros. Elabora plantas, elevações e perspectivas de apresentação ao cliente e também especificações de produtos, orçamentos, contratação de profissionais e empresas para a execução dos trabalhos sob sua supervisão.

É uma área que se desenvolveu muito nos últimos anos e isso se deve a ascensão da classe média, que tornou a decoração mais acessível. As pessoas perceberam que contratar um profissional para desenvolver o projeto acaba saindo mais barato e evita muitos transtornos.

O que faz?

O profissional PLANEJA e ORGANIZA os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. Estabelece relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. Harmoniza em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, procura conciliar CONFORTO, FUNCIONALIDADE, PRATICIDADE e BELEZA. Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às expectativas e à disponibilidade financeira do cliente.
Além disso, administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de outros profissionais como: pedreiros, marceneiros, gesseiros, pintores, eletricistas. O designer de Interiores pode projetar ambientes residenciais, comerciais, espaços públicos e paisagismo.

Por fim

Há espaço para todos no mercado: decoradores, designers, arquitetos e afins. Cada um respeitando a sua área de atuação.

E aí, deu pra entender o que um Designer de Interiores faz?

Se gostou comente abaixo e deixe sua dúvida ou sugestão. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s